7 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13
- Fett
- 14 de mai. de 2016
- 8 min de leitura

Esta lista de filmes é para você que estava esperando sexta-feira 13 passar no SBT, mas foi decepcionado por passar um filme cujo tem atores como Anderson Silva no elenco (ainda estou em choque em saber da existência desse filme).
Como todos nós sabemos, sexta-feira 13 é considerado o dia do azar, o que muita gente não sabe é o “por quê?”!
“Tudo indica que essa crendice vem de duas lendas da mitologia nórdica.De acordo com a primeira delas, houve, no Valhalla - a morada celestial das divindades -, um banquete para 12 convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa e esse número ficou marcado como símbolo do azar. A segunda lenda é protagonizada pela deusa do amor e da beleza, Friga, cujo nome deu origem às palavras friadagr e friday, "sexta-feira" em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha.
Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade. Da Escandinávia, a superstição espalhou-se por toda a Europa, reforçada pelo relato bíblico da Última Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo - que aconteceu numa sexta-feira. No Antigo Testamento judaico, inclusive, a sexta-feira já era um dia problemático desde os primeiros seres humanos. “Eva teria oferecido a maçã a Adão numa sexta-feira e o grande dilúvio teria começado no mesmo dia da semana.”
(Texto retirado do site mundoestranho.abril.com.br)
Então, já que sabemos por que sexta-feira 13 é considerado o dia do azar, vamos a lista dos 7 FILMES DE TERROR QUE VÃO FAZER VOCÊ DORMIR DE COBERTA EM UM CALOR DE 40°C - por experiência própria.
7. Atividade Paranormal 1
Apesar de ser um filme com baixo orçamento ($15.000) e de produção independente, ele é um filme muito de se assistir legal e dá pra ter momentos de medo.
Os motivos principais de esse filme dar em certos momentos medo é pelo fato de o estilo de gravação dele ser Found Footage mais conhecido como “filmagem caseira”, pela ausência de trilha sonora e por não ter tantos “sustinhos”. O fato de você ficar esperando a todo o momento ser assustado por um barulho auto ou algo do tipo, e nada acontecer, faz com que na real hora do susto você não esteja esperando e tome um baita susto - vou confessar para vocês que depois que vi esse filme, eu fiquei mais de três meses dormindo sem tirar os pés debaixo da coberta.
Nota do filme no Imdb: 6,3.
Sinopse: “Depois de um jovem, casal de classe média se mudar para uma casa no subúrbio, tornam-se cada vez mais perturbados por uma presença que pode ou não ser de alguma forma demoníaca, mas é certamente mais ativo no meio da noite . Especialmente quando eles dormem. Ou tentam.”
Diretor: Oren Peli
Escritor: Oren Peli
Estrelas: Katie Featherston , Micah Sloat , Mark Fredrichs
6. O Bebê de Rosemary
É um filme de 1968, cujo o enredo é muito valorizado por tanto se você está esperando um filme com sustos a toda hora não é esse!
O título do filme já deixa uma curiosidade enorme de saber “o que há com esse bebê?”, “o que será esse bebê?” e “qual o seu diferencial dos demais?”. E até chegar a hora de revelar o mistério de filme, você terá 2 horas para criar suas próprias especulações e teorias da conspiração, pois o gran finale desta vez é realmente no final.
O filme em si, não é assustador (até você descobrir as “tretas”), porém tem umas cenas que você ficará “wtf? O que tá acontecendo?”. Uma certa hora no filme você vai se irritar com alguns personagens do filme, mas o lado bom é que esses “tais” personagens realmente estão lá para causar este efeito propositalmente.
Nota do filme no Imdb: 8,0
Sinopse: “Rosemary e Guy Woodhouse mudar para um apartamento em um prédio em Manhattan”. Seu proprietário Edward ”Hutch“ Hutchins tenta dissuadi-los de fazê-lo: o edifício tem uma história desagradável. Eles descobrem que seus vizinhos são um casal de idosos muito simpático chamado Roman e Minnie Castevet e Guy começa a gastar muito tempo com eles . Coisas estranhas começam a acontecer: uma jovem mulher que Rosemary encontra na lavanderia comete suicídio, Rosemary tem sonhos estranhos e ouve barulhos estranhos e Guy se torna remoto e distante. Então Rosemary engravida e começa a suspeitar que seus vizinhos têm planos especiais para seu filho.”
Diretor: Roman Polanski
Escritores: Ira Levin (romance), Roman Polanski (roteiro)
Estrelas: Mia Farrow , John Cassavetes , Ruth Gordon
5. A Bruxa de Blair
Outro filme do estilo Found Footage. Vou começar falando que esse filme é o que eu chamo de “pastel e suco”, o que basicamente significa que os atores são pagos com um pastel de frango e um suco de maracujá de tão boa que é a atuação dos tais (ou talvez foi o roteirista que foi pago assim).
O filme começa quando alguns jovens que decidem fazer um documentário de uma lenda local, vão para uma floresta fazer uma trilha em busca da tal Bruxinha (seria mais lucrativo uma jornada em busca do fantasminha camarada não acham?), aí que acontece a “treta”, a partir desse momento só tem desespero total por parte dos jovens.
O filme é bom, chega até ser engraçado o desespero dos jovens (o que não foi a intenção do filme, mas pastel e suco...). Bom é assistir com os amigos para acontecer aquela “zuera” básica.
Nota do filme no Imdb: 6,4
Sinopse:
“Três estudantes de cinema viajaram para Maryland para fazer um filme de estudante sobre uma lenda urbana local... A Bruxa de Blair. Os três foram para a floresta em uma caminhada de dois dias para encontrar a Bruxa de Blair, e nunca mais voltaram. Um ano mais tarde, o filme dos estudantes foi encontrado na floresta. A filmagem foi compilada e transformado em um filme. O projeto Bruxa de Blair.”
Diretores: Daniel Myrick, Eduardo Sánchez (as Eduardo Sanchez)
Escritores: Daniel Myrick, Eduardo Sánchez (as Eduardo Sanchez)
Estrelas: Heather Donahue, Michael C. Williams, Joshua Leonard
4. REC
“Mais um estilo found footage?” SIM, mais um! Filmes desse estilo são bem populares há bastante tempo e parece que ninguém se cansa de ouvir o “baseado em fatos reais”
O filme começa e parece que será um filme calmo, até você perceber que é “filmagem caseira” ai o arrependimento começa a “bater” de ter dado play no filme. O filme de inicio mostra uma repórter e seu cinegrafista gravando uma reportagem sobre o trabalho dos bombeiros durante a madrugada, quando os bombeiros recebem uma chamada de que falam sobre uma senhora dando uma de Latino feat Mc Melody e fazendo falsete até amanhecer.
Chegam ao prédio da ocorrência, pensando que era só um caso de demência por parte da idosa, quando começam a perceber que na verdade era mesmo um caso de “possessão viral” (isso existe?). Ai sim, meus amigos, a sessão claustrofobia começa e é “sustinho” um atrás do outro.
Bônus: “Quarentena” é um filme que baseado nesse mas sem a parte da “possessão”, nesse filme tem somente o “viral”.
Nota no Imdb: 7,5
Sinopse:
"REC gira em torno de uma repórter de TV novata e seu cinegrafista que cobriam o turno da noite na estação de bombeiros local. Receberam uma chamada de uma senhora de idade presa em sua casa, que ela alcançava seus visinhos de prédio com seus gritos horripilantes - que começam um pesadelo longo e um relatório de TV exclusivamente dramática.”
Diretores: Jaume Balagueró , Paco Plaza
Escritores: Jaume Balagueró , Luiso Berdejo (como Luis Berdejo )
Estrelas: Manuela Velasco , Ferran Terraza , Jorge Serrano - Yamam
3. A Hora Do Pesadelo (2010)
“Porque você não indica a primeira versão do filme?” Por que essa aqui eu vi recentemente, e não tem como eu indicar um filme que eu não lembro como é mais!
Por mais que eu tenha certo preconceito com reboots em geral, eu gosto desse reboot de A Hora Do Pesadelo.
Quando o filme começa se não fosse pelo título e a categoria de classificação do filme, você imaginaria que seria um filme de adolescente totalmente previsível. Mas quando você pensa isso acontece uma morte super “wtf”.
A protagonista é do tipo que você não dá nem uma meia velha de confiança que será capaz de viver 5 minutos (eu a subestimei). Quando as mortes começam a acontecer frequentemente e você começa a se envolver na história, ai que fica mais interessante ainda por que a trama te leva para o lado da dúvida “inocente ou culpado?” e vou te dizer, fazem isso muito bem!
No final do filme quando você fica embasbacado com a descoberta principal do filme, o filme não para de te surpreender... (suspense *cof cof*)
Nota no Imdb: 5,2 (fiquei até triste com essa nota)
Sinopse:
"Um grupo de adolescentes de um subúrbio americano tem um sonho em comum, envolvendo Freddy Krueger (Jackie Earle Haley). Ele é um assassino desfigurado, que sempre os persegue em seus sonhos. Enquanto eles estão acordados não há risco algum, mas quando adormecem é a chance que Krueger tem para dominá-los."
Diretor: Samuel Bayer
Escritores: Wesley Strick (screenplay), Eric Heisserer (screenplay)
Estrelas: Jackie Earle Haley, Rooney Mara, Kyle Gallner
2. O Grito
Costumo chamar esse filme de “O Sustinho”, é o tipo de filme que quando você se prepara para o susto nada acontece, mas quando você está totalmente desprevenido vem o susto (e o ataque cardíaco e a valência de órgãos imediata também).
Quando o filme começa você já está na expectativa de ter bastante sustos, até por que sem tem algum amigo ou parente que já vi e já comentou sobre esse filme.
No começo quando você vê o rosto da protagonista você já sabe que aquela nasceu pra sofrer e se arrepender de ter se mudado para Tóquio. Entre o trabalho dela e as mortes cheias de mistério (SA?) ela curiosa resolve investigar, porque além de vingativo o espirito pode também possuir as vítimas.
A “treta” começa quando as aparições dos “fantasminhas” começam a se tornar frequentes. E cada vez que você vê aquela criança da um gelo no coração, até parece que eu estou olhando o valor do Kinder Ovo.
O Final do filme é previsível e muito “wtf”, então assista pelos “sustinhos” (eu gosto do filme mesmo assim)
Nota no Imdb: 5,9
Sinopse: “Karen Davis é uma enfermeira americana que se desloca para Tóquio e encontra um espírito sobrenatural que é vingativo e muitas vezes possui suas vítimas. Uma série de mortes terríveis e misteriosas começam a ocorrer , com o espírito passando sua maldição para cada vítima. Karen tem agora de encontrar afastada para quebrar o encanto, antes que ela se torne a próxima vítima.”
Diretor: Takashi Shimizu
Escritores: Stephen Susco (screenplay), Takashi Shimizu
Estrelas: Sarah Michelle Gellar, Jason Behr, Clea DuVall
1. O Exorcista
Agora que veio o famoso “cagaço” quando tive que procurar esse filme no google..
O filme começa e parece que vai ser paz, amor e arco-íris para todos os lados. Doce ilusão, a garotinha fica possuída e a famigerada “treta” começa.
Quando vejo esse filme, vem a tristeza por causa do padre, ele já estava abatido e descrente. Mas quem disse que a vida é fácil? Para falar a verdade acho que ele desconhece esta palavra, porque nesse filme ele só sofreu (lembrando que o sofrimento é em dobro por que também ter o sacerdote)!
O pior é quando chega à resolução do filme, vem aquele sentimento de missão comprida, “eu consegui”, passa o padre, mas... Fica a dúvida e a curiosidade para vocês! – Esse filme eu vi de luz acesa, olha que estava de dia.
Nota do Imdb: 8,0
Sinopse: “Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.”
Diretor: William Friedkin
Escritores: William Peter Blatty (written for the screen by),William Peter Blatty (novel)
Estrelas: Ellen Burstyn, Max von Sydow, Linda Blair
Esta é a primeira lista de muitas outras que serão feitas aqui no blog. E como essa lista de sexta-feira 13, foi postada em um sábado 14, para recompensar o atraso eu irei fazer uma lista de jogos de survivor horror para vocês!
Se vocês tiverem sugestões de outras listas que gostariam de ver, deixe nos comentários tanto aqui, quanto em todas as redes sociais.
Obrigada por ler até aqui e nos vemos na próxima lista!

























Comentários